CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA, DO IPA
CURSO DE PEDAGOGIA
Disciplina de Fund. da Alfabetização e Letramento
Profª. Nara Raquel Nehme Borges
Alunas: Eliane Maricato e Marina Maricato
PROJETO: Construindo Textos com Criatividade
Problema: As dificuldades que os alunos enfrentam em escrever.
Tema: Construção de textos
Título: CONSTRUINDO TEXTOS COM CRIATIVIDADE
Período de duração: 1 semana
Série: 3° ano
Empreendimento: Produção de Painéis com textos jornalísticos: Os textos jornalísticos depois de pronto ficarão expostos nos murais da escola para que todos possam ver os trabalhos dos alunos. Serão utilizados folhas A4, canetinhas hidrocores, canetas estereográficas, tesouras, colas e diversos jornais e revistas.
Índice:
- A importância da leitura na vida de todos nós.
- Porque não temos o hábito de ler textos jornalísticos?
- Aprender a ler o jornal com prazer e interesse.
- Aprender a ter prazer em ler.
- As muitas vantagens de ler e escrever bem.
- A leitura de jornal como parte de nosso cotidiano.
Justificativa:
O projeto visa incentivar os alunos a lerem com freqüência para obterem dessa forma uma escrita de qualidade.
Os alunos devem ser incentivados desde cedo a lerem diversos gêneros textuais. O trabalho com jornal e a construção de textos estimula as crianças a se interessarem pela leitura e pela escrita de forma prazerosa e espontânea.
Nosso projeto visa aprimorar a escrita dos alunos e alunas que estão no terceiro ano, incentivando-os(as) a produzir textos de forma criativa e espontânea
A leitura e a escrita são imprescindíveis na vida de todos os cidadãos. Desde cedo os alunos devem ser incentivados a participarem do mundo da escrita e da leitura.
Incentivar as crianças a lerem é criar cidadãos conscientes e dignos, já que acreditamos que a literatura humaniza as pessoas.
Através de atividades lúdicas os professores podem criar situações de aprendizagem e envolvimento com o mundo do letramento, facilitando assim o gosto e aptidão dos alunos e alunas pela leitura e a escrita.
Os textos jornalísticos fazem parte do cotidiano das pessoas, pois trazem informações sobre diversos assuntos, de toda a parte do mundo e até mesmo de fora dele.
A leitura de jornal permite que os alunos tenham uma visão mais nítida do que está acontecendo na atualidade mundial e até mesmo no que já aconteceu no passado. A leitura jornalística incentiva os alunos a pensarem de forma crítica sobre as inúmeras notícias que são divulgadas diariamente.
Os jovens dos dias de hoje estão acostumados a assistirem muita televisão e se interessam demais por informática e internet.
Incentivar as crianças a se interessarem por noticias escritas em jornais, e não apenas em televisão e internet, permite que os(a) educandos(as) reflitam sobre algo que estão lendo de forma interessada e sossegada, facilitando dessa forma que a informação não seja rápida e dinâmica. É preciso que a notícia seja absorvida pela criança e que ela analise os fatos com consciência e de forma crítica.
Objetivo Geral:
Conhecer os textos jornalísticos e produzir textos de maneira clara, coerente e criativa sobre um determinado título e/ou assunto de jornal para desenvolver a argumentação e o espírito crítico
Conteúdos Conceituais:
§ Leitura e a escrita;
§ Gêneros textuais: diferentes maneira de produzir um texto;
§ Gênero: jornalístico e suas características
§ Linguagem oral e escrita;
§ Compreensão leitora
Conteúdos Procedimentais:
§ Elaboração idéias novas sobre textos e leituras;
§ Construção de textos através de um título pré-definido;
§ Execução manifestações sobre os títulos escolhidos para a elaboração dos textos;
§ Compreensão leitora;
§ Organização e elaboração de suas idéias e relato de seus conhecimentos.
Conteúdos Atitudinais:
§ Interação entre os alunos com o grupo;
§ Valorização do que aprenderam nas atividades;
§ Hábito de ler e escrever;
§ Valorização da auto-estima;
§ Socialização;
§ Cuidado com os materiais;
§ Envolvimento com as propostas de trabalho.
Metodologia:
Durante a semana em que aplicaremos o projeto, vamos num primeiro momento explicar aos alunos o que significa um texto jornalístico, onde eles são encontrados e como fazem parte do cotidiano das pessoas.
Após isso vamos organizar os alunos em duplas. Distribuiremos diversos jornais e deixaremos que os alunos manejem o material.
Distribuiremos para os alunos diversos títulos com matérias de jornais e pediremos que os alunos escolham um texto com um título, recortem, leiam e reflitam sobre ele.
Faremos um levantamento através de uma enquete, para saber diversas informações sobre a relação que os alunos têm com as leituras jornalísticas.
Os(as) alunos(as) vão recortar o título escolhido do texto jornalístico e vão colar numa folha de papel A4.
Solicitaremos que os alunos escrevam um texto da forma que acharem melhor sobre o texto que escolheram e que usem o titulo da notícia jornalística escolhida como referência para escrever o texto.
Os textos depois de prontos, ficarão expostos no mural da sala de aula.
Avaliação:
A avaliação será formativa, processual e contínua considerando os objetivos propostos e o processo de aprendizagem das crianças.
Cronograma:
Segunda-feira | Terça-feira | Quarta-feira | Quinta-feira | Sexta-feira |
Apresentar o novo projeto para os alunos e informar o que são textos jornalísticos, como são classificados e o que são cada um deles. | Organizar a turma em dupla e distribuir diversos tipos de jornais e revistas para que eles possam manusear e explorar o material. | Distribuir várias matérias de jornais. Solicitar que os alunos leiam, reflitam e recortem o texto com o título escolhido. | Realizar uma enquete com os alunos. Será distribuído um pequeno questionário sobre o que os alunos gostam e o que gostariam de ler em um jornal. | Solicitar que os alunos recortem apenas o título do texto que escolheram para assim escrevem um texto sobre a manchete |
ANEXO:
Questionário para a enquete
- Alguém da sua família tem o hábito de ler jornal?
- Você lê algum jornal ou revista? Qual? Em que momento do seu dia você gosta de ler?
- Você acha que a leitura de textos jornalísticos é interessante para a vida das pessoas? Por quê?
- Prefere ler jornal e revista ou assistir televisão e ler as notícias na internet? Por quê?
- Você acha que os jornais oferecem assuntos que motivem as crianças a lerem?
- Se você pudesse o que gostaria de mudar nos jornais e revistas?
- Que notícias você gostaria de ler mais nos textos jornalísticos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário