terça-feira, 23 de novembro de 2010

PROJETO: Construindo Textos com Criatividade

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA, DO IPA
CURSO DE PEDAGOGIA

Disciplina de Fund. da Alfabetização e Letramento
 Profª. Nara Raquel Nehme Borges
Alunas: Eliane Maricato e Marina Maricato

PROJETO: Construindo Textos com Criatividade  

Problema: As dificuldades que os alunos enfrentam em escrever.

Tema: Construção de textos

Título: CONSTRUINDO TEXTOS COM CRIATIVIDADE

Período de duração: 1 semana

Série: 3° ano

Empreendimento: Produção de Painéis com textos jornalísticos: Os textos jornalísticos depois de pronto ficarão expostos nos murais da escola para que todos possam ver os trabalhos dos alunos. Serão utilizados folhas A4, canetinhas hidrocores, canetas estereográficas, tesouras, colas e diversos jornais e revistas.

Índice:

  1. A importância da leitura na vida de todos nós.
  2. Porque não temos o hábito de ler textos jornalísticos?
  3. Aprender a ler o jornal com prazer e interesse.
  4. Aprender a ter prazer em ler.
  5. As muitas vantagens de ler e escrever bem.
  6. A leitura de jornal como parte de nosso cotidiano.

Justificativa:

O projeto visa incentivar os alunos a lerem com freqüência para obterem dessa forma uma escrita de qualidade.
Os alunos devem ser incentivados desde cedo a lerem diversos gêneros textuais. O trabalho com jornal e a construção de textos estimula as crianças a se interessarem pela leitura e pela escrita de forma prazerosa e espontânea.
Nosso projeto visa aprimorar a escrita dos alunos e alunas que estão no terceiro ano, incentivando-os(as) a produzir textos de forma criativa e espontânea
            A leitura e a escrita são imprescindíveis na vida de todos os cidadãos. Desde cedo os alunos devem ser incentivados a participarem do mundo da escrita e da leitura.
            Incentivar as crianças a lerem é criar cidadãos conscientes e dignos, já que acreditamos que a literatura humaniza as pessoas.
            Através de atividades lúdicas os professores podem criar situações de aprendizagem e envolvimento com o mundo do letramento, facilitando assim o gosto e aptidão dos alunos e alunas pela leitura e a escrita.
            Os textos jornalísticos fazem parte do cotidiano das pessoas, pois trazem informações sobre diversos assuntos, de toda a parte do mundo e até mesmo de fora dele.
             A leitura de jornal permite que os alunos tenham uma visão mais nítida do que está acontecendo na atualidade mundial e até mesmo no que já aconteceu no passado. A leitura jornalística incentiva os alunos a pensarem de forma crítica sobre as inúmeras notícias que são divulgadas diariamente.
            Os jovens dos dias de hoje estão acostumados a assistirem muita televisão e se interessam demais por informática e internet.
            Incentivar as crianças a se interessarem por noticias escritas em jornais, e não apenas em televisão e internet,  permite que os(a) educandos(as) reflitam sobre algo que estão lendo de forma interessada e sossegada, facilitando dessa forma que a informação não seja rápida e dinâmica. É preciso que a notícia seja absorvida pela criança e que ela analise os fatos com consciência e de forma crítica.  

Objetivo Geral:

            Conhecer os textos jornalísticos e produzir textos de maneira clara, coerente e  criativa sobre um determinado título e/ou assunto de jornal para desenvolver a argumentação e o espírito crítico

Conteúdos Conceituais:

§  Leitura e a escrita;
§  Gêneros textuais: diferentes maneira de produzir um texto;
§  Gênero: jornalístico e suas características
§  Linguagem oral e escrita;
§  Compreensão leitora

Conteúdos Procedimentais:

§  Elaboração idéias novas sobre textos e leituras;
§  Construção de textos através de um título pré-definido;
§  Execução manifestações sobre os títulos escolhidos para a elaboração dos textos;
§  Compreensão leitora;
§  Organização e elaboração de suas idéias e relato de seus conhecimentos.

Conteúdos Atitudinais:

§ Interação entre os alunos com o grupo;
§ Valorização do que aprenderam nas atividades;
§ Hábito de ler e escrever;
§ Valorização da auto-estima;
§ Socialização;
§ Cuidado com os materiais;
§ Envolvimento com as propostas de trabalho.

Metodologia:

            Durante a semana em que aplicaremos o projeto, vamos num primeiro momento explicar aos alunos o que significa um texto jornalístico, onde eles são encontrados e como fazem parte do cotidiano das pessoas.
            Após isso vamos organizar os alunos em duplas. Distribuiremos diversos jornais e deixaremos que os alunos manejem o material.
            Distribuiremos para os alunos diversos títulos com matérias de jornais e pediremos que os alunos escolham um texto com um título, recortem, leiam e reflitam sobre ele.
            Faremos um levantamento através de uma enquete, para saber diversas informações sobre a relação que os alunos têm com as leituras jornalísticas.
           
Os(as) alunos(as) vão recortar o título escolhido do texto jornalístico e vão colar numa folha de papel A4.
            Solicitaremos que os alunos escrevam um texto da forma que acharem melhor sobre o texto que escolheram e que usem o titulo da notícia jornalística escolhida como referência para escrever o texto.
            Os textos depois de prontos, ficarão expostos no mural da sala de aula.

Avaliação:

            A avaliação será formativa, processual e contínua considerando os objetivos propostos e o processo de aprendizagem das crianças.

Cronograma:
           
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Apresentar o novo projeto para os alunos e informar o que são textos jornalísticos, como são classificados e o que são cada um deles.

Organizar a turma em dupla e distribuir diversos tipos de jornais e revistas para que eles possam manusear e explorar o material.

Distribuir várias matérias de jornais. Solicitar que os alunos leiam, reflitam e recortem o texto com o título escolhido.

Realizar uma enquete com os alunos. Será distribuído um pequeno questionário sobre o que os alunos gostam e o que gostariam de ler em um jornal.

Solicitar que os alunos recortem apenas o título do texto que escolheram para assim escrevem um texto sobre a manchete



ANEXO:

Questionário para a enquete

  1. Alguém da sua família tem o hábito de ler jornal?



  1. Você lê algum jornal ou revista? Qual? Em que momento do seu dia você gosta de ler?


  1. Você acha que a leitura de textos jornalísticos é interessante para a vida das pessoas? Por quê?


  1. Prefere ler jornal e revista ou assistir televisão e ler as notícias na internet? Por quê?


  1. Você acha que os jornais oferecem assuntos que motivem as crianças a lerem?


  1. Se você pudesse o que gostaria de mudar nos jornais e revistas?


  1. Que notícias você gostaria de ler mais nos textos jornalísticos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário