quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Os Professores da Educação de Jovens e Adultos - EJA


CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA, DO IPA
Profª. Gilda Glauce
Aluna: Eliane da Silva Maricato

   
          Durante dos dias em que observei uma escola da EJA, pude constatar para um bom desenvolvimento da prática do professor, as aulas devem ser dinâmicas e trazer resultados positivos e que chamem a atenção dos(as) alunos(as) da EJA, sejam estes de jovens ou idosos.
            Observar as aulas e a estrutura da EJA me proporcionou adquirir novos conhecimentos sobre a Educação de Jovens e Adultos, além de ter facilitado o meu entendimento sobre as dificuldades que os(as) professores(as) têm em dar aulas para alunos(as) de diversas idades em uma mesma sala de aula.
            É preciso que os(as) educadores(as) da EJA se conscientizem de que os(as)a alunos(as) devem estudar não apenas para obterem um certificado de conclusão de um determinado grau. Os(as) professores(as) devem estimular os educandos a pensarem de forma crítica e libertadora, só assim a educação terá seu valor verdadeiro.

 Conscientizar através da ação dia lógica emancipatória é o fio condutor do processo da alfabetização de Freire (1980). Nessa perspectiva de prática educativa libertadora, o conhecimento é produzido pela conscientização, partindo da análise crítica da realidade existencial, empoderando os sujeitos para a tomada de decisão e para as ações transformadoras necessárias. (RAMEH, L. Método Paulo Freire: Uma contribuição para a história da educação brasileira)


                        Alguns docentes não diferenciam as aulas ministradas nos turnos diários das aulas à noite e este grupo de professores(as) não têm uma visão ampla que os façam enxergar com consciência e nitidez que os(as) alunos(as) que freqüentam o curso da EJA devem ser vistos, valorizados e tratados de maneira diferenciada.

A educação de Jovens e Adultos apresenta hoje uma identidade que a diferencia da escolarização regular e essa diferenciação não nos remete apenas a uma questão de especificidade etária, mas, primordialmente, a uma questão de especificidade histórico-cultural. (FERRARI, S. O aluno de EJA: jovem ou adolescente?)


            O(a) professor(a) da EJA deve se conscientizar e ter clareza que os(as) alunos(as) que lá estudam são diferentes dos demais, pois procuraram a escola tardiamente por inúmeros e diversos motivos.
            É preciso que os(as) professores(as) tem o conhecimento sobre profissionalismo e profissionalização. Ambos parecem ter o mesmo sentido, porém são distintos um do outro. Faz-se cada vez mais necessário que o(a) professor(a) tenha profissionalismo, pois dessa maneira ele conseguirá desempenhar seus deveres e responsabilidades específicas do seu papel de educador. O profissional da educação deve ser ético e no que diz respeito às suas práticas e metodologias de ensino.
            Os(as) professores(as) devem ter claro também o significado de profissionalização, na qual visa a qualidade do exercício profissional do(a) professor(a). Dessa maneira, os(as) professores devem estar na busca contínua de qualificação profissional para poderem melhorar suas práticas e metodologias usadas em sala de aula.
            O profissionalismo e a profissionalização apesar de serem diferentes um do outro, devem seguir juntos nas práticas usadas e na vida profissional do professor, assim resultará em um profissional mais comprometido e com melhores metodologias a oferecer aos educandos e educandas que estão em busca de conhecimentos significativos. A formação continuada faz-se necessária na área profissional do(a) professor(as), pois através dela suas práticas e metodologias podem ser transformadas e melhoradas.

O professor é um profissional cuja atividade principal é o ensino. Sua formação inicial visa a propiciar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes requeridas para levar adiante o processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Esses conjunto de requisitos profissionais que tornam alguém um professor, uma professora, é denominado profissionalidade. A conquista da profissionalidade supõe a profissionalização e o profissionalismo. (LIBÂNEO, J. Organização e Gestão da Escola – Teoria e Prática).


             Para que os(as) alunos(as) construam um pensamento crítico e que saibam expressar suas dúvidas e conhecimentos, é preciso que os docentes usem de recursos e metodologias diferenciadas para que não haja evasão escolar por falta de motivação dos(as) alunos(as).
            Muitos professores(as) consideram a EJA um grande aprendizado pessoal e profissional, e garantem que o aluno que atua lá atua, demonstra um retorno muito grande de satisfação e alegria quando aprende algo novo e significativo.

A ação do professor que trabalha com a educação de jovens e adultos consiste sobretudo em estimular no educando a consciência crítica de si e do mundo, habilitando-o com os conhecimentos científicos e sociais acumulados pela civilização humana e necessários para este objetivo.  (TEIXEIRA, R., BEDOYA, M. Perfil dos Professores da Educação de Jovens e Adultos)


            Atividades envolventes e que tragam dinâmicas e experiências de vivências para a sala de aula é fundamental em todos os estágios da educação, seja ela educação infantil ou EJA. Infelizmente, alguns(as) professores(as) não têm essa consciência e acabam atuando na EJA apenas para terem um ganho maior de salário e não se preocupam com a metodologia para aqueles que ali estão assistindo aula à procura de crescimento intelectual.
            Os(as) professores(as) da EJA, devem saber que os(as) alunos(as) precisam de um profissional que atue de forma dinâmica em sala e aula, e mais, que mostre interesse, afeto e que trabalhe de forma dialética, afim de atender e entender as necessidades educacionais dos(as) alunos(as) da EJA.

Referências:

LIBÂNEO, José. Organização e Gestão da Escola – Teoria e Prática. Ed. Alternativa 5ª Edição.
RAMEH, Letícia. Método Paulo Freire: Uma Contribuição para a História da Educação Brasileira.
BEDOYA, Maria, TEIXEIRA, Ricardo. Perfil dos Professores da Educação de Jovens e Adultos.

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