terça-feira, 23 de novembro de 2010

Observação de Gestão Escolar

  CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA, DO IPA
CURSO DE PEDAGOGIA
Disciplina de Prática Ped. V- Gest. Docência: Anos Iniciais Ensino Fundamental
Profª. Nara Raquel Nehme Borges
Alunas: Eliane Maricato e Marina Maricato

OBSERVAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR


AS OBSERVAÇÕES...
             Observamos uma escola estadual de ensino fundamental situada na zona sul de Porto Alegre. No período em que estivemos na escola, pudemos observar que a estrutura da escola é muito precária, as salas de aulas apresentam-se em estado muito ruim. Não há ventiladores e as paredes são de madeira e muito velhas, há frestas entre as salas de aula e a grama não é aparada.
A escola em questão não possui sala de multimídia, nem mesmo computadores para as crianças acessarem e terem oportunidade de aprender informática.
O recreio é dado primeiro aos alunos do jardim e séries iniciais, depois disso, quando os alunos pequenos já retornaram para suas salas de aula, os alunos das séries finais, saem para o intervalo. A diretora nos explicou que o tempo do recreio é dividido para não haver brigas nem mesmo acidentes envolvendo os alunos maiores com os menores.
Nos intervalos é servido merenda a todos os alunos. O cardápio varia entre lanches e comidas como polenta com guisado, almôndegas, arroz etc., e sucos.
A escola não oferece acessibilidade para alunos com necessidades educativas especiais, já que há apenas uma rampa de acesso à escola ao lado de uma grande escada, porém dentro da escola há diversas escadas onde os alunos com necessidades especiais não podem acessar.
A escola é gradeada e o portão fica fechado em todos os turnos, impedindo dessa forma que os alunos saiam da escola ou que alguém estranho com más intenções entre no ambiente escolar.
A equipe escolar está organizada entre professores, funcionários, orientador, supervisor, vice-diretora e diretora.
Toda a equipe da escola nos pareceu muito unida e comprometida no trabalho que realizam. Todos os trabalhadores envolvidos na escola, desde a merendeira até a diretora escolar, se mostraram muito afetivos com os alunos, sejam estes da educação infantil ou não.
Observamos que os alunos respeitam os profissionais que atuam na escola, e que há uma relação de confiança e amorosidade entre alunos e os profissionais que trabalham dentro da escola.
Há na escola reuniões quinzenais que visam à formação continuada dos professores e a discussão do andamento e/ou planejamento dos projetos. As reuniões buscam aperfeiçoar as metodologias usadas pelos professores em sala de aula, além de discutir temas para projetos e planejar como serão trabalhados os mesmos.
Nos foi informado que o Projeto Político Pedagógico da escola não nos pode ser apresentado, porém, já está concluído.
Na escola a política de inclusão é dada de forma aberta e sem preconceitos, no entanto não há estrutura física para alunos com NEES.
A Gestão escolar busca de todas as formas interagir com as famílias dos alunos. São feitas reuniões onde a presença dos pais é quase a totalidade.
A escola recebe apoio do NASCA (Núcleo de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente), que direciona as crianças à psicólogos, dentista e nutricionista. O NASCA, trabalha em convênio com a Prefeitura de Porto Alegre e o Estado do Rio Grande do Sul, e auxilia a escola sempre que solicitado.
O processo de eleição de diretores da escola se dá de maneira democrática e aberta à comunidade em geral. Há votos que são depositados em urna na qual toda a comunidade participa, entre essas pessoas há pais, alunos, professores e funcionários da escola.
Há conselho escolar bem estruturado, na qual participam das reuniões pais, professores, diretores e alunos.
A violência é evitada através de projetos que são realizados pelos próprios professores da escola. Na observação que fizemos, por exemplo, havia cartazes anexados nas paredes dos corredores da escola alertando para a conscientização dos alunos para o bullyng.
Na escola não há o programa “Mais Educação”, pois não há espaços físicos adequados.
A evasão escolar é evitada através de contato com a família, projetos pedagógicos significativos e que sejam interessantes aos alunos.
A relação da direção e professores com os alunos da escola é muito boa e conseqüentemente bem próxima, essa relação favorece o diálogo entre ambos e
o contato familiar e escolar é mais próximo e favorável a permanência das crianças no ambiente escolar.
             A equipe diretiva da escola busca atender e resolver todos os problemas que a escola enfrenta cotidianamente. Observamos que a equipe de gestão é unida e trabalha de forma democrática, na qual todos os envolvidos no sistema educacional têm vez de expressar suas idéias e opiniões e participar dessa maneira, em busca de uma escola mais qualificada e aberta à toda a comunidade.

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