quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A Gestão Escolar - Disciplina EJA

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA, DO IPA
Profª. Gilda Glauce
Aluna: Marina da Silva Maricato

 A GESTÃO ESCOLAR

A gestão de uma escola é fator muito importante para o bom andamento e funcionalidade no que diz respeito à educação. Combinar uma postura investigativa juntamente com a continuidade de ações pedagógicas, de amorosidade, de interesses pelo bem comum que incluem alunos, professores (as) e a comunidade na qual a escola está inserida, irá aperfeiçoar a utilização desse espaço escolar responsável pela educação de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de estudar em um currículo considerado “normal” a determinadas faixas etárias.
Conforme o texto,“Gestão Educacional: Uma questão paradigmática” ( Heloísa Luck), a gestão tem fortes componentes educativos.
 Todos os setores administrativos e pedagógicos e todas as pessoas que atuam na organização de uma escola desempenham papéis educativos e contribuem para o desenvolvimento social e moral do aluno.

“O dirigente escolar é cada vez mais obrigado a levar em consideração a evolução da idéia de democracia, que conduz o conjunto de professores, e mesmo os agentes locais, a maior participação, a maior implicação nas tomadas de decisão” (Valérien, 1993:15).


            Baseada na observação da escola que realizei e de acordo com minhas convicções, achei interessante expor ações que são tomadas pela equipe diretiva dessa escola, as quais considerei importantes, inclusivas e satisfatórias no que diz respeito à educação, bem estar dos alunos e funcionalidade na parte de gestão.
            Conforme  Libâneo (.....)  a organização e gestão escolar devem ser de interesse de todos os envolvidos no contexto educacional, porque os profissionais da educação precisam desenvolver e por em ação, competências e práticas que venham a suprir necessidades da escola e dos alunos.

“É a partir da própria escola, dos fragmentos felizes que ela deixa transparecer, que se pode começar a pensar em como superar a escola atual. (Georges Snyders).”

            É preciso que a gestão da escola trabalhe de forma democrática, onde todos os profissionais envolvidos nos sistema escolar possam participar de maneira ativa do processo educacional. Apenas através da participação e comprometimento de todas as pessoas que atuam como membro da escola, sejam elas pertencentes ao menor ou ao mais alto escalão profissional, participem ativamente dos processos de gestão escolar, para que dessa maneira ocorra o sucesso escolar.
            Quando uma escola consegue atingir seus objetivos de forma democrática e participativa, ela consegue formar cidadãos críticos e conscientes, estes por sua vez, estarão satisfeitos e felizes em freqüentar um ambiente escolar que lhes proporcione momentos de aprendizagens significativas tanto para sua vida pessoal como estudantil.
            A gestão se constitui em uma tarefa árdua, gradual, mas sempre recompensadora quando é uma construção democrática e coletiva que contribui para a efetivação do sonho de uma escola que seja capaz de cumprir sua própria função.


Referências:

LIBÂNEO, José. Organização e Gestão da Escola – Teoria e Prática.

RAMEH, Letícia. Método Paulo Freire: Uma Contribuição para a História da Educação Brasileira.

LUCK, Eloisa. Gestão Educacional: Uma questão paradigmática.

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