quarta-feira, 24 de novembro de 2010

SEMINÁRIO DO LIVRO LER E ESCREVER-ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO


Disciplina de Fund. e Metod. da Alfabetização e Letramento. 
Profª. Nara Nehme Borges
Alunas: Eliane Maricato e Marina Maricato 





Artigo: “Não apenas o texto, mas o diálogo em língua escrita é o conteúdo da aula de português”.
“ Ler é produzir sentido. Ensinar a ler é contextualizar textos: o leitor atribui ao texto que tem diante de si o sentido que lhe é acessível.” (GUEDES, 1999,pag.135). 


Ensinar a ler é alfabetizar e levar o aluno a decifrar os códigos. 
Dar condições para que os alunos dominem a língua escrita através da ortografia e regras, mas que também saibam interpretar e entender diversos tipos de textos.
O português padrão por uma questão política-cultural é a que devemos ler e escrever, mas não é a que falamos. É preciso ensinar o português aos alunos para que eles possam ser capazes de entender o que está sendo lido.
É tarefa da escola ensinar a língua escrita...
“ Ensinar português(...) e não tratar os alunos como se devessem ter aprendido a língua escrita antes de chegar na escola, pois eles só vão poder aprender português, uma língua que não falam, na escola, lendo uma grande quantidade de textos, expondo-se à língua escrita assim como aprenderam a língua que falam ouvindo por toda a parte e tentando falar como falavam as pessoas ao seu redor.” (GUEDES, 1999, pag.141).
Quantos professores preocupam-se em ensinar os alunos a produzir um texto?
A maioria dos professores não fazem antes de solicitar um resumo de um texto aos seus aluno, uma síntese, para verificar a real dificuldade dessa tarefa. Muito poucos também não usam dos erros para que se tornem construtivos. A grande maioria dos professores trabalham exigindo textos perfeitos dos alunos sem ter dado base aos mesmos.

“ Para o aprofundar a leitura dos textos importantes para a formação dos alunos, solicitar que cada aluno expresse o seu entendimento desses textos com vistas a um confronto de leituras por meio da leitura em voz alta do texto, da produção de resumos comparativos de diferentes textos sobre o mesmo assunto.” (GUEDES, 1999, pag.141). 
Somos capazes de escrever... 
Essa capacidade brota do trabalho de escrever (e não de uma inspiração iluminada) e do diálogo do texto resultante desse trabalho com seus leitores.
Esse dialogo só faz sentido se for para subsidiar uma ou mais reescritas do texto com a finalidade de construir a respeito do assunto a clareza possível neste momento histórico pelo qual passa o autor do texto.

O texto precisa ser tratado como diálogo e não apenas como estrutura. 
“ Ensinar a escrever na aula de português e, portanto, apresentar os contextos de dialogo em língua escrita e propiciar aos alunos a participação nesses contextos.” (GUEDES, 1999, pag.149).
... poderá surgir aquele gosto pela leitura com o qual não se nasce, porque não é um instinto. (RODARI, 1990).
Nós como futuras professoras, devemos nos preocupar com a formação integral de nossos alunos, formando cidadãos conscientes, críticos e leitores.
A leitura é uma ferramenta indispensável para a formação do aluno, através dela o aluno pode viajar, conhecer lugares, experimentar situações novas, enfim, obter conhecimentos não só de escrita e de leitura, mas de vida.
Os alunos devem ser incentivados a lerem de forma prazerosa. A leitura deve ser um hábito e estar presente no cotidiano das crianças.
O texto tem que interagir com o leitor, através de assuntos que chamam sua atenção e que não sejam monótonos. Ex. histórias infantis, onde a explicação se faz na maioria das vezes desnecessária, isto porque a criança entende perfeitamente, porque a literatura infantil se faz entender pelo seu contexto.


A leitura deve ser significativa para o aluno.
É preciso que haja interação entre a obra e o leitor.
A leitura deve ter um espaço maior e mais importante dentro das salas de aulas.

Os profissionais da educação devem estimular a leitura entre seus alunos. Há diversas maneiras de interação e de preparação de aulas mais dinâmicas e interessantes, que chamem a atenção das crianças para o hábito da leitura com prazer.

“ (...) um grande objetivo consiste em fazer que os jovens desejem descobrir o livro, pegá-lo nas mãos com expectativa, apropriar-se dele e, conseqüentemente, lê-lo. (GUEDES, 1999, pag.162).




CENTRO UNIVERSITARIO METODISTA DO IPA.

CURSO DE PEDAGOGIA.

Um comentário:

  1. Olá Marina:
    Gostaria de ter mais informações sobre o livro Ler e Escrever.
    Daltro Lucena Ulguim
    Mestre e doutorado em Ciência da Educação
    e-mail- dlulguim@gmail.com.br

    ResponderExcluir