terça-feira, 23 de novembro de 2010

Organização e Gestão da Escola-Teoria e Prática - José Carlos Libâneo

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA, DO IPA
CURSO DE PEDAGOGIA

Disciplina de Prática Ped. V- Gest. Docência: Anos Iniciais Ensino Fundamental
Profª. Nara Raquel Nehme Borges
Alunas: Eliane Maricato e Marina Maricato

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA - TEORIA E PRÁTICA - CAP. IV
 José Carlos Libâneo
Após a leitura do texto do capítulo IV do livro Organização e Gestão da Escola- Teoria e Prática,  escrito por José Carlos Libâneo, escolhemos as idéias que seguem abaixo, porque é muito importante refletirmos e nos apropriarmos de conceitos que esclarecerão dúvidas e acrescentarão novos conhecimentos na nossa formação como futuras educadoras conscientes, críticas e autoras de nossa própria prática.
A PROFISSIONALIZAÇÃO E O PROFISSIONALISMO

José Carlos Libâneo quando fala em profissionalização refere-se às condições ideais que venham garantir o exercício profissional de qualidade. Quando ele fala em profissionalismo refere-se ao desempenho competente e compromissado dos deveres e responsabilidades que constituem a especificidade de ser professor e ao comportamento ético e político expresso nas atitudes relacionadas à prática profissional.
            As duas noções comentadas parecem ser indispensáveis para a formação de um bom profissional. Mas, não podemos tratá-las como “indissociáveis”, porque muitas vezes o professor não teve ou não tem uma prática ideal devido à falta de profissionalização, por motivos vários, até mesmo por falta de dinheiro, pois bem se sabe o professor não é valorizado como devia ser. Mas certamente com dedicação, empenho e respeito a sua profissão, o professor poderá mudar suas atitudes e suas convicções e buscar uma educação de forma continuada que contribuirá de forma mais abrangente e cooperativa na aprendizagem de seus alunos e no seu crescimento como profissional e de ser humano capaz e valorizado.






A FORMAÇÃO CONTINUADA

Este é um assunto que vem sendo discutido incansavelmente na educação. Sem dúvida, a formação continuada como já citamos acima, é muito importante para a capacitação do professor. Ela contribui para que o educador seja capaz de aperfeiçoar sua prática e adotar boas metodologias didático-pedagógicas, como também promover o envolvimento desse profissional de uma maneira interdisciplinar que irá abranger sua autonomia reflexiva no que se refere a todos os interesses da escola, do aluno e de si mesmo.
            O educador não pode aceitar que lhe digam o que fazer em sua sala de aula. Ele tem que atuar como sujeito crítico, reflexivo, pesquisador e elaborador de conhecimentos que contribuirão na sua formação profissional que refletirá em todo o contexto educacional.







A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS PROFESSORES

           Para ser professor é preciso amar essa profissão. É ter atitudes, conhecimentos, habilidades e valores que irão acrescentar no seu trabalho como educador.
A identidade do professor está cada vez mais centrada em mudanças que ocorrem na sociedade, e a nova realidade que ela apresenta.
É preciso que o educador tenha uma formação e que essa formação seja de forma continuada e que ele esteja aberto a novas realidades e novas maneiras de pensar. Novas práticas, mudanças no papel docente, e novos modos de agir promoverão conhecimentos que irão contribuir para a sua identidade profissional.




Referências:

LIBÂNEO, José Carlos - capítulo IV do livro Organização e Gestão da Escola- Teoria e Prática. 

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