quarta-feira, 22 de setembro de 2010

SÍNTESE DO FILME: ESCRITORES DA LIBERDADE-PROFª. GILDA GLAUCE M. ALVES

CENTRO UNIVERSITARIO METODISTA DO IPA.

CURSO DE PEDAGOGIA.

A história desse filme é muito linda e comovente, até mesmo por  ser uma historia real. O filme retrata a historia de  diferentes gangues que  brigam em defesa de seus ideais. Uns por acharem – se discriminados, outros por sofrerem preconceitos. A cidade onde  passa-se o filme é um verdadeiro campo de guerra, onde as pessoas não se respeitam e querem o mal umas das outras.
Neste contexto, uma professora iniciante e cheia de idéias chega em uma escola que segundo a coordenadora,  há tempos ,  era considerada modelo, porém após a inclusão de alunos com alto risco social perdeu qualidade.
A professora então, inicia uma luta contra as injustiças e preconceitos que envolvem e marcam  seus alunos, desrespeitados e desvalorizados por todos dentro da escola.
Esta docente valoriza os alunos, e consegue resgatar o que eles tem de melhor dentro de si. Ela acredita que se eles estão nessa situação de marginalização social, é porque tiveram uma história de vida infeliz e trágica, e que foram incentivados pela família e meio em que estavam inseridos para que dessem continuidade as gangues e a todo o tipo de violência. A professora acredita que os seus alunos são apenas jovens perdidos nas suas próprias crenças, e que possuem inteligência para aprender, só necessitam de atenção e dedicação de alguém que acredite nele.
Pelo que pudemos perceber, a escola não tinha um Projeto Político Pedagógico que visasse atender as diferentes classes sociais inseridas dentro da instituição escolar. Os professores eram acomodados e não tinham intenção de melhorar. A professora que queria ajudar sua turma teve que enfrentar tudo sozinha, não pode contar com seus colegas e nem com a gestão escolar.
No decorrer do filme a professora consegue por seus próprios meios e com a ajuda de poucos, comprar livros, fazer passeios, enfim, ela consegue que a relação dos alunos dentro da sala de aula mude.
Antes da professora lecionar nessa turma de excluídos, os alunos eram agressivos entre eles mesmo, e tudo era motivo para preconceitos e brigas violentas, já que a mistura de raças e etnias dentro da sala de aula era muito grande.
Com muito esforço, dedicação e amor, a professora conseguiu descobrir o perfil de seus alunos e a partir dali conseguiu mudar a concepção de vida destes jovens perdidos. Os alunos se tornaram amigos, unidos e conseguiram respeitar uns aos outros.
Acredito que a luta da professora foi nobre. Lutar com garra pela educação e pelos nossos alunos deve ser uma batalha que todos os professores e profissionais da educação deveriam fazer.
Infelizmente o sistema não permite que as mudanças sejam feitas de maneira rápida e eficaz. Para um professor conseguir obter alguma mudança é preciso muita perseverança, dedicação e muito amor a profissão e aos alunos.
Muitas vezes nós como professores vamos ter que lecionar em uma sala de aula com pessoas diferentes umas das outras, e o que temos que fazer é aproximar os alunos, unir as culturas e juntar o que cada aluno tem de melhor para oferecer para si e para o outro.
Cada professor pode sim fazer a diferença dentro da sua sala de aula, desde que tenha escuta pedagógica, projetos que incentivem seus alunos a estarem na escola, aula dinâmicas e interessantes, enfim, muitas são as formas de educar nossos alunos de maneira significativa para eles, as adversidades são muitas, mas com vontade  e perseverança, a educação muda para melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário