domingo, 26 de setembro de 2010

O Perfil dos Educadores da Educação de Jovens e Adultos - aluna Eliane Maricato

CENTRO UNIVERSITARIO METODISTA DO IPA.

CURSO DE PEDAGOGIA.



Aluna: Eliane da Silva Maricato

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), é considerada de grande importância e essencial para formação de alunos jovens, adultos e idosos que por diversos motivos e adversidades não tiveram oportunidade de estudar em idade escolar.
Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96 a LDBEN no que diz respeito à Educação de Jovens e Adultos, nos artigos 37 e 38 está explícito: “oportunidades educacionais apropriadas”, segundo as características do alunado; mero estímulo genérico, pelo Poder Público, a ações que mantenham o trabalhador na escola; exames (supletivos e de aferição de conhecimentos e habilidades informais).
O ensino nos cursos de EJA traz benefícios, auto-estima, conhecimentos e ampliação de visão de mundo para os educandos, no entanto, para um ensino de qualidade é preciso que o professor tenha conhecimentos aprofundados sobre esta área complexa de ensino.
Na maioria das vezes, os professores da EJA são redirecionados e recolocados no turno inverso de suas aulas dos níveis de ensino fundamental e médio para lecionarem com alunos da EJA. A princípio isto parece suprir as necessidades básicas da educação para os jovens e adultos, mas se analisarmos a real necessidade de uma educação de qualidade para os alunos que estão buscando aperfeiçoamento educacional, mais tarde do que o convencional, veremos que as metodologias aplicadas pelo professor que atua com crianças e adolescentes,muitas vezes não são adequadas às aulas da EJA. É preciso que haja um entendimento por parte dos professores, que os jovens e adultos da EJA não podem ser comparados com os alunos do ensino fundamental e médio. Cada cidadão traz consigo suas experiências de vida e seus conhecimentos prévios, e estes devem ser valorizados e levados em consideração.
Os professores deveriam ter um conhecimento prévio sobre a realidade dos seus alunos, para assim poderem planejar de forma adequada metodologicamente. Os docentes  da EJA devem, além de ter este conhecimento, levar em consideração as vivências e experiências de vida dos sujeitos que vem à sala de aula buscando recuperar o tempo que não puderam estudar.
É muito comum os professores da EJA não se apropriarem dos conhecimentos dos alunos. Geralmente trazem para a sala de aula materiais prontos, ultrapassados e monótonos e acabam por não aproveitar o potencial e as experiências dos alunos.
Faze-se necessário cada vez mais, que os profissionais da educação tenham uma especialização nas áreas  em  que atuam. A formação do educador da EJA passa , necessariamente , pela qualificação didático – pedagógica da sua função.
Os professores devem estar preparados para atuarem na educação de jovens e adultos, já que estes precisam de atividades e metodologias que lhes dêem motivação para continuarem no curso e construírem novos conhecimentos e visões de mundo. Um dos grandes problemas da EJA atualmente, é a falta de preparação e formação continuada dos professores.

Referências:
BEDOYA, Maria; TEIXEIRA, Ricardo. O perfil dos Professores da Educação de Jovens e Adultos.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9394/96. Brasilia, 20 dez. 1996.



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