sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A Terra

 NOSSO PLANETA


Vamos conhecer um pouco sobre a trajetória de nosso planeta, este tão maravilhoso e espetacular lugar no qual vivemos. Mas antes vamos entender um pouco sobre o Universo e o nosso Sistema solar...

O Universo

A maioria dos cientistas afirmam que o Universo se formou depois de uma grande explosão inicial, que se chama Big Bang, a partir daí o universo evoluiu até chegar no aspecto atual.


O que é uma galáxia?



É um conjunto de milhões de estrelas, gás, poeira cósmica e outros astros, organizados de alguma forma. A nossa galáxia é em forma de espiral.


O que é um satélite?



É um corpo celeste que gira ao redor de um planeta. Por exemplo, a lua é o satélite da Terra, ela é aproximadamente 4 vezes menos que o nosso planeta e dá uma volta completa ao redor da Terra em mais ou menos 29 dias.


O que é uma estrela?



É um corpo celeste que brilha com luz própria.


O que é um planeta?



É um corpo celeste que gira ao redor de uma estrela e não tem luz própria.

O Sistema Solar

A Terra é muitíssimo pequena ao ser comprada com a imensidão do universo. Nosso planeta faz parte de um conjunto de planetas com seus satélites que giram ao redor do sol, que é a estrela mais importante para nós. Isso tudo é chamado de sistema solar.



O sistema solar faz parte da via láctea, é a nossa galáxia. Ela é constituída por uma infinidade de estrelas e outros astros que estão longe do nosso planeta.

O sol fornece energia à Terra, isso é chamado de energia solar. Para que haja vida em nosso planeta, a luz e o calor proporcionados pelo sol são fundamentais, sem o sol não existiria vida no planeta Terra.


O sol está em constante atividade. Nele ocorrem muitas e gigantescas explosões, que podemos imaginar como uma sequencia de explosões atômicas, produzindo uma luminosidade e elevadas temperaturas.
Na Terra, existem regiões fria e outras quentes, essa variação é decorrente da radiação solar, como ela não é uniforme em todos os pontos do planeta, essas diferenças ocorrem.

O mesmo ocorre com as estações do ano, pois o sol esquenta a Terra de maneira desigual, formando assim as diferentes estações do ano.


A Terra


O planeta Terra existe a cerca de 4,6 bilhões de anos e sofreu por muitas transformações, porém o fenômeno mais importante ocorreu há cerca de 3,5 bilhões de anos, quando surgiram os primeiros organismos vivos.

Sabemos de tantas coisas do passado pelos estudos dos geólogos que nos dão informações através dos fosseis, que são restos de seres vivos que se conservaram no interior de rochas há milhões de anos.

O planeta Terra é muito dinâmico e ativo, está em movimento constante. Podemos comprovar isso quando a chuva cai, quando observamos as movimentações das marés, ou quando há tremores ou vulcões em erupção.

Nosso planeta está localizado a uma distância de 144 bilhões de quilômetros do sol. A luz que chega para nós do sol, demora cerca de 8 minutos para chegar até aqui.

Quando a Terra é vista do espaço ela tem aparência esférica, ou seja, redonda, porém ela é um esfera perfeita pois, a linha do equador mede 40.075 km e a linha que passa pelos pólos mede 40.008 km, ou seja, a Terra é um pouco achatada nos pólos.

O que é a linha do equador?


É uma linha imaginária perpendicular ao eixo de rotação da Terra que circunda o nosso planeta em sua parte mais larga, dividindo-o em dois hemisférios: norte e sul.

O nosso planeta é formado por camadas, sendo que as debaixo são relacionadas com a energia e as camadas de cima estão ligadas com o desenvolvimento da vida.

Para a maioria das pessoas, o interior do nosso planeta é desconhecido pois a parte interna da Terra é muito complexa e o seu estudo exige um grande esforço. Técnicas de observações dos primeiros quilômetros de profundidade possibilita a obtenção de amostras de rochas, além de mediação de temperatura, presença de água, etc.

A parte sólida e externa da terra é chamada de litosfera, ela é constituída por rochas e minerais. Corresponde à crosta da terra e à parte mais externa do manto. É a camada sólida sobre a qual vivemos e que contém as riquezas do subsolo, principalmente os minerais.



As camadas externas da Terra são fundamentais para a vida no nosso planeta, nós nos relacionamos com elas, vivemos e morremos nelas e as suas mudanças afetam a nossa vida.

A Atmosfera: Estamos envolvidos por ela, trata-se de um gás que envolve nosso planeta e que nos protege do excesso de energia dos raios solares, evitando que sejamos queimados. Atua também como regulador da temperatura, amenizando durante o dia e tendendo-o durante a noite. A atmosfera também age como “escudo” de meteoritos que vêem do espaço e que poderiam atingir nosso planeta.


A Hidrosfera: É muito mais do que o conjunto de mares e oceanos que cobrem nosso planeta. Faz parte da hidrosfera: água solida, água líquida, água gasosa. Todo esse conjunto representa em média 70% da superfície terrestre. Por isso nosso planeta quando visto do espaço tem cor azul intensa, sendo conhecido como “planeta azul”.


A Vida na Terra: A Biosfera



A vida teve início nos primeiros oceanos, e ao longo de muitíssimos anos foi se estendendo até a superfície. Chamamos de biosfera a parte da Terra onde há vida.


Desde que surgiu o primeiro organismo vivo no planeta, há aproximadamente 3,5 milhoes de anos, a bisofera mudou. A atmosfera primitiva não tinha o oxigênio que temos hoje, e como sabemos, ele é fundamental para nossa vida no planeta.

A biosfera está concentrada entre a atmosfera e a hidrosfera, mas podemos encontrar seres vivos nos primeiros metros de profundidade da crosta terrestre.

É na biosfera que ocorrem as complexas relações entre as inúmeras e diversas espécies de seres vivos e entre eles e o ambiente.


A ciência que estuda essas relações se chama ecologia, e o espaço físico habitado pelas espécies e suas relações se denomina ecossistema.

Um comentário:

  1. É um bom Blog! Eu já conhecia o Centro Universitário Metodista (Porto Alegre - RS) pois fiz um pequeno trabalho com uma formanda de pós-graduação em Psicologia daí, em 2009. Eu só não entendo porque vocês omitiram o termo "Metodista" no título do Blog, uma vez que vocês são vinculados à Igreja Metodista no Brasil e integrantes da Rede Metodista de Educação do Sul. Eu não entendo nada das profecias Maias mas, eu creio que daqui para frente, a presença de Deus em meio as ciências e eventos naturais se fará cada vez mais notável, até que se torne algo inexorável. "Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem."
    Mateus 24:27. Abraços, amigos! Que Jeová os abençoe!

    ResponderExcluir